Conheça a história de Joãozinho da Gomeia

Joãozinho da Gomeia, nascido João Alves de Torres Filho em 1914, na Bahia, foi um importante sacerdote do candomblé de Angola. Criado em família católica, iniciou-se no candomblé ainda criança, após sofrer problemas de saúde interpretados como um chamado espiritual. Foi iniciado por Pai Severiano Manoel de Abreu (Jubiabá) e mais tarde tornou-se filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, destacando-se desde jovem por sua força e independência. Em 1948, mudou-se para o Rio de Janeiro e fundou seu famoso terreiro em Duque de Caxias, tornando-se o primeiro pai de santo amplamente conhecido no país.Sua casa era frequentada por políticos e artistas, e ele soube usar a imprensa a seu favor, ajudando a divulgar o candomblé em uma época de forte preconceito religioso. Joãozinho rompeu tradições ao participar do carnaval vestido de mulher e apresentar danças dos orixás em cassinos e teatros. 

Faleceu em 1971, em São Paulo, mas seu legado permanece vivo: o terreiro da Gomeia foi tombado e seus assentamentos continuam sendo cuidados, simbolizando como um dos maiores nomes da história do candomblé no Brasil.

 

Ouça o álbum  Candomblé de Joãozinho da Goméia.

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.